Falanges na Umbanda são agrupamento de espíritos que trabalham para determinado Orixá. Como o Orixá não incorpora (assim como falamos no texto sobre Orixás que já foi publicado) existem as falanges e seus falangeiros que trabalham para um chefe de falange, para um Orixá.

Falando sobre as entidades, é por esta razão que podemos encontrar no mesmo terreiro, mais de um Exu Caveira trabalhando incorporados, pois estes espíritos fazem parte da falange do Exu Caveira.

E este exemplo dado serve para as outras linhas de trabalho, Pretos Velhos, Baianos.etc…Na medida em que vão trabalhando, eles ganham Luz na Umbanda, e podem passar a ser Chefe de Falange, como se fosse uma promoção dentro de uma empresa em analogia.

Mas, o que identifica o Orixá daquela entidade é o nome que carrega, por exemplo: Cabocla da Praia, trabalha para Mãe Iemanjá, por conta da praia em seu nome, outro exemplo Caboclo Folhas Verdes, trabalha diretamente para Oxóssi sem nenhuma mistura, já o Caboclo Pena Branca, ele trabalha na linha de Oxóssi e Oxalá, isto porque todo caboclo é antes de Oxóssi, para depois servir em uma outra linha.

Já os Exus têm suas falanges e seus falangeiros que trabalham usando o nome do chefe de falange, que foi o exemplo acima com o Exu Caveira, ou seja, Exu Marabô por exemplo é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum, é quem incorpora em seu nome são os falangeiros.

É uma forma de organizar os espíritos que vão trabalhar na incorporação.
Vimos que as falanges são compostas por Chefe de Falange e os falangeiros (os que incorporam). Então, sob o comando de um espírito, existe uma quantidade enorme de outros espíritos que se utilizam dessa mesma identificação e isso dependerá das especificidades de cada espírito de luz.

Na verdade, não existe a necessidade de saber para qual Orixá uma entidade trabalha, de que falange ela é. As falanges se formam por conta das afinidades espirituais de cada grupo, um espírito desencarnado, se já for sua hora, poderá escolher em qual grupo (falange) deseja trabalhar.

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