A vinda de negros que foram escravizados no Brasil trouxe com eles seus costumes, religiosidade, cultura, memória, sua história! Mediante o cenário que eles encontraram aqui que foram impostos a vivenciar, muitas de suas histórias foram apagadas. Com toda essa exclusão de serem eles mesmo e vivenciar aquilo que eles acreditavam, principalmente no campo religioso, onde logo que chegaram em um continente onde a fé católica se fazia presente, foram obrigados a seguirem a religião imposta. Muitos jesuítas que aqui se encontravam fizeram o papel de catequistas para impor a fé católica, onde eles diziam que os negros eram infiéis. Não podendo exercer a sua fé, cultuar seus orixás e tendo que seguir o catolicismo, perceberam uma grande semelhança nos santos da igreja com seus orixás, assim então para poderem continuar com seus cultos e não serem reprimidos, eles levaram santos católicas para dentro das senzalas e continuaram seus cultos.

Segue abaixo o sincretismo dos santos da igreja católica com os orixás da Umbanda, lembrando sempre que isso pode variar com cada terreiro, cada Estado, cada posicionamento particular da religião.

Oxalá – senhor dos orixás e criador. Santo que o representa no sincretismo é Jesus Cristo. Seu cumprimento é Aê Babá Oxalá!

Iemanjá – senhora das águas, divindade venerada pelos pescadores. Sincretismo é Nossa Senhora dos Navegantes. Seu cumprimento é Odoiá!

Ogum – senhor das estradas, da guerra. Sincretismo é São Jorge. Seu cumprimento é Ogunhê Ogum! Patacori!

Iansã – senhora dos raios e das tempestades. Sincretismo é Santa Bárbara. Seu cumprimento é Eparrei Iansã!

Xangô – senhor da justiça. Sincretismo é São Jerônimo. Seu cumprimento é Kaô Kabecilê!

Oxum – senhora das águas da cachoeira. Sincretismo Nossa Senhora da Conceição e em algumas regiões do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. Seu cumprimento é Oraiêiêu Oxum!

Oxóssi – senhor das matas, das ervas de cura, caçador e divindade indígena. Sincretismo São Sebastião. Seu cumprimento é Okê Oxóssi! Okê Caboclo!

Nanã Buruquê – orixá das águas profundas, das lamas. Sincretismo com Sant’Anna. Seu cumprimento é Saluba Nanã!

Omulú/Obaluaê – orixá da vida e da morte. sincretismo é São Lázaro/São Roque. Seu cumprimento é Atotô Baluaiê!

Ibeji – orixás gêmeos, representam a alegria das crianças. Sincretismo São Cosme e São Damião. Seu cumprimento é Ômi Bejada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *