Muitos frequentam terreiros ou até mesmo vestem o branco, mas não sabem a real razão para o uso desta cor. Bom a cor branca também é chamada de cor-luz, ou seja, é a união das demais cores, sendo, portanto, a única cor capaz de refletir todos os raios luminosos.
Há cores que facilitam a refração da luz, contribuindo para que a energia flua melhor de um campo para outro. Nesse contexto, a luz que atravessa o branco não encontra barreiras, pois como falamos anteriormente, essa cor reflete todas as outras.
Na fundação da Umbanda, o grande Caboclo das Sete Encruzilhadas, definiu que o branco seria a cor usada para confeccionar as vestes dos participantes da religião, cujo tecido deveria ser o mais simples possível. Assim, vestir roupas brancas, dentro de um terreiro de Umbanda, faz parte de seus princípios.
O branco carrega consigo o sentimento de paz espiritual, assepsia, calma, serenidade e outros valores, a roupa do médium umbandista, portanto, deve ser clara, buscando expressar pureza e os demais sentimentos listados acima, promovendo, não só em si, mas também nos demais irmãos (médiuns da corrente e consulentes), essas vibrações.
Os trajes utilizados nos trabalhos mediúnicos não podem ser utilizados em outras ocasiões, assim como é fundamental a limpeza, então precisa ser limpo e higienizado toda vez depois de usar, é na lavagem que é possível eliminar energias negativas que podem ter ficado hospedadas na roupa.
Sendo assim, o médium deve zelar por ela, inclusive se possível aguardando-as separado do restante de suas roupas, assim como se possível fazer a lavagem separadamente. Por fim, é indicado que o médium não deve deverá vir vestido de casa com a roupa branca que usará no trabalho, colocando-a no momento em que entra no templo.
Ressaltamos que isso varia de casa para casa, assim como alguns detalhes de vestimenta, pois, cada casa tem seu fundamento, mas o branco é a cor oficial da Umbanda, e todos nós podemos vestir o branco, principalmente dentro do coração, isto é, vestir nosso espírito de branco em prol de um trabalho de caridade, assim como é a Umbanda!