O branco é a cor oficial da Umbanda, não só por representar a paz, mas também pelo sentido que possui relacionado aos fundamentos da religião (falaremos disso em outra publicação).
Bom, e o pano de cabeça? Ele tem como função proteger a coroa ou ori (cabeça) da pessoa. E esse conceito de coroa possui interpretações diferentes dentro da umbanda e demais religiões, sendo o mais comum na Umbanda a explicação onde diz-se que a cabeça é um ponto de contato entre o astral e nós, ou seja, como se o médium recebe a energia astral por meio da coroa para só depois emanar aos consulentes.
Mas existem também as variações que vão acontecer de acordo com o que cada casa acredita e insere como significativo a seus filhos, portanto, depende do fundamento de cada casa.
O ojá de cabeça, também chamado de pano de cabeça ou torço, é feito com um pano em forma de faixa, com tamanho variável e não se trata de um enfeite do traje, pelo contrário, seu uso tem grande importância, pois, em algumas casas representa a hierarquia (tempo de iniciado) entre os médiuns (mais comum no Candomblé) e serve para proteger a coroa do Médium, contra as energias pesadas.
Também considerado um filtro de pensamentos e projeções mentais ruins, que protege os médiuns das energias carregadas que podem chegar no terreiro durante os trabalhos. Apesar de se poder encontrar alguns terreiros em que homens usam o pano de cabeça, esse adereço é originalmente de utilização mais comum às mulheres.
Em tempos antigos, escravos homens usavam pano de cabeça simples para carregar peso. Este pano era símbolo de escravidão. Para os homens, geralmente usa-se o filá, ou Barrete, um pequeno chapéu ou boina sem abas e que cumpre a mesma função do pano de cabeça feminino.