Nanã tem como seu símbolo o Ibiri (bastão de hastes de palmeira), que a mesma traz na mão para afastar a morte.

Omolú e Obaluaê carregam o Xaxará ou Íleo (lança de madeira, uma espécie de bastão), que é muito ligado a cura e também tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a longevidade.

Oxalá tem como símbolo o Opáxoró (cajado metálico) que está detalhado o significado em sua publicação aqui na página.

Ogum tem como símbolo a espada, a bigorna, faca, pá, enxada dentre outras ferramentas que estão ligadas ao metal, por sua atuação ligada a estas propriedades.

Oxossi, por ser ligado a caça e considerado rei das matas, tem como símbolo o Ofá (arco) e Damatá (flecha), que também representa o domínio da cultura e da inteligência.

Iemanjá e Oxum possuem o Abebé (leque com espelho), temos um texto do significado desses espelhos para ambas.

Iansã tem a Espada por sua representação de guerreira e Eruexin (instrumento feito de rabo de cavalo) que é utilizado para afastar e encaminhar os eguns.

E por fim, Xangô, o senhor da justiça tem o Oxés (machados duplos), que representa a força da justiça que corta para os dois lados, pois é neutra e balanceada.

Claro, que outros significados podem existir, esses são os mais comuns, caso tenha informações para contribuir coloque nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *