Ícone do site Sabedoria dos Orixás

O que é umbral?

aerial view of green sea

Foto por Jean Micheal em Unsplash

Umbral é usado na Doutrina Espírita para designar o “estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a vida na Terra”. Grande parte das pessoas conhecem o umbral pelo relato do livro de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, Nosso Lar, sendo assim muitos imaginam que o umbral é um lugar de dor e sofrimento, onde André Luiz se encontrou num lugar sombrio e marcado por inúmeros espíritos no vale da indecisão ou no pântano dos erros numerosos.

Ele conhecia o umbral pela ideia de inferno ou purgatório, tão propagada pelas cerimônias do catolicismo. Dessa forma, seu espírito se condicionou nesse mar de ideias apegadas à matéria e foi por isso que ele ficou neste local sombrio por um tempo considerável, portanto, o umbral é aquilo que o nosso pensamento produziu durante a encarnação.

Quanto mais você estiver preso a matéria, as paixões e emoções, mais denso seu perispírito estará. Essa densidade vai determinar a qual local você estará associado ao retornar à pátria espiritual, e muitos não possuem nem a consciência que desencarnaram, o que acaba gerando agonia e sofrimento, e ainda, sentem fome, sono, dor, etc, por ainda estarem ligado ao material do plano carnal.

Não existe um tempo determinado para o desencarnado permanecer no umbral. Pois, seus pensamentos determinam onde você viverá. Ao se conectar com energias positivas, o espírito se liga a lugares e almas em mesma sintonia, por isso também a importância de manter o equilíbrio em todos os âmbitos, inclusive energético, pois: Tudo vai de acordo com a afinidade, com a sintonia espiritual da pessoa. Se a pessoa está presa a muitos sentimentos negativos, ela irá atrair outros que possuem os mesmos sentimentos, os mesmos ódios e vinganças, onde por meio das forças mentais construir todo um ambiente.

Lembre-se que ninguém vai para o Umbral por castigo. O espírito vai para o lugar que se identifica com a sua afinidade, onde existe um agrupamento de espíritos semelhantes, portanto o umbral diz respeito ao nosso Estado de Espírito, ou seja, nosso consciente e inconsciente.

Sair da versão mobile