Dentro da Umbanda é um dos pontos mais respeitados de todo nosso ritual
O Cruzeiro das Almas geralmente é encontrado dentro de cemitérios, que na Umbanda chamamos de “Campo Santo” ou “Calunga Pequena”.
Nesses locais, o Cruzeiro das Almas ficou conhecido como uma grande referência para que as pessoas acendessem velas para iluminar, homenagear e se lembrarem de seus entes desencarnados e que foram sepultadas naquele local, e fazem isso também para que essas almas sejam encaminhadas e cuidadas pelos espíritos de luz em nome do trabalho de caridade e do amor de Deus.
Para quem já foi a uma Calunga Pequena, é fácil de identificar o Cruzeiro das Almas, que se simboliza com uma grandiosa cruz de madeira, e normalmente fica bem ao centro do Campo Santo, e de fácil acesso e bem visualizado.
Ali naquele lugar, temos uma grande força espiritual, local onde se trabalha as 13 Almas Benditas, na qual tem a função de auxiliar a entrada das Entidades trabalhadoras da Calunga Pequena para o resgate de espíritos desencaminhados, perdidos e viciosos.
Esse é um dos trabalhos mais belos da Umbanda, pois ao desencarnar, o espírito por muitas vezes se sente desorientado, perdido, sem saber os acontecimentos, o que fazer e onde seguir. E assim com essa força espiritual é feita essa maravilhosa ajuda a esses espíritos buscarem o caminho que cada um deve seguir, deixando para trás o apego a matéria, a vida encarnada e os bens materiais.