Os Orixás representam as forças da natureza, que por sua vez protegem e guiam aqueles que nascem como seus filhos, acredita-se, portanto, que os Orixás não tiveram vida corpórea aqui na terra, representam, portanto, a energia advinda da natureza e agem para nos auxiliar nas dificuldades do nosso cotidiano. 

Na umbanda os mais cultuados são: Iemanjá, Ogum, Oxalá, Oxóssi, Obaluaê, Nanã, Xangô, Iansã e Oxum.

Guias Espirituais por sua vez, são espíritos de luz que nos auxiliam e nos guiam também, esses podem ser por exemplo, um Caboclo, Preto Velho, Boiadeiros e entre outras linhas.

Em grande parte, os Guias são espíritos humanos que passaram por várias encarnações, buscando conhecimentos e assim adquirindo sabedoria e merecimento perante o Criador e as Leis da Criação, evoluindo juntamente ao médium

Essas entidades vêm com a missão de cuidar e aconselhar. Cada uma usando de seus conhecimentos e história de sua passagem na Terra para auxiliar aqueles que os procuram em suas incorporações. Porém eles não têm como serem pais ou mães de cabeça, pois não estão ligados a origem da humanidade, mas sim, foram humanos que se encantaram ou receberam a missão de auxiliar as pessoas.

Importante ressaltar que Exu muitas vezes é considerado Orixá, já em outras casas, é cultuado como um Guia Espiritual, então isso varia do fundamento de cada casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *